A Lua e Seus Poderes
Pensar em lua é pensar em mistérios, em magia, em poder e também em ciclos.
As civilizações mais antigas usavam as referências lunares para plantar e colher, e observaram sabiamente que os ciclos da vida humana também se alinhavam à Lua.
Essa sabedoria ficou nas memórias de nossas avós, que sempre sabem quando podar as plantas, cortar os cabelos, e sempre acertam quando dizem que na virada da lua nascem os bebês.
Mas essa sabedoria está disponível para nós, então que tal resgatá-la?
A Lua tem seus ciclos, suas fases, que estão intimamente ligados às nossas energias também, principalmente aos poderes do Feminino, por representar tanto os ciclos da vida – Donzela, Mãe e Anciã – quanto os ciclos menstruais.
Rege nossas emoções e nos conecta profundamente com nossas emoções, com nossa Ancestralidade e desperta nossos poderes psíquicos.
É uma das principais representações da Deusa, essa energia ancestral, divina e feminina.
Cada fase da Lua tem uma energia predominante que podem ser utilizadas em nossas práticas mágicas e devocionais.
Vou compartilhar com vocês alguns atributos que vocês podem escolher trabalhar, bem como algumas Deusas que se associam a cada fase e também dicas de feitiço, porque afinal de contas, somos Bruxas da Quebrada, não é mesmo?
Lua Crescente – Face Donzela
Rege: inícios, novos projetos, criação, vigor, energia, criatividade, inspiração, crescimento, saúde e sucesso.
Deusas: Lakshmi, Ártemis, Atena, Afrodite, Oxum, Iansã, Ewa, Bast. (Lembrando que são apenas sugestões, existem muitas outras!)
Feitiços:
Visualizações: imagine a cena que representa o objetivo que quer atingir. Faça isso em estado meditativo, visualizando as ações acontecendo e se concretizando em sua vida. Você pode usar um incenso de sua preferência e acender uma vela para ajudar na concentração. Escolha uma Deusa que se relacione com seu objetivo, faça uma pequena oferenda de flores e frutas, para que Ela possa te auxiliar nesse processo.
Painel de Intenções: faça uma lista com suas metas, com os projetos que deseja iniciar e concretizar em sua vida. Procure imagens, frases, e se você tiver habilidade, pode criar suas próprias frases e desenhos. No primeiro dia da Lua Crescente monte um quadro ou um painel com as imagens, e se conecte com uma Deusa que corresponda às suas metas. Crie um ambiente sagrado (se você tem dúvidas de como fazer isso, confere o texto aqui do site, que explica direitinho… clicando aqui) e deixe esse painel em um lugar que possa ver sempre, reforçando assim o seu feitiço.
Feitiço simples com vela: Escreva da na vela o que deseja atrair em sua vida, do pavio para a base, e deixe queimando até o final. Você pode usar uma cor de vela que se associe à sua intenção, por exemplo: verde para a saúde, vermelho para coragem, amarelo para inspiração, laranja para prosperidade ou rosa para autoestima.
Lua Cheia – Face Mãe
Rege: fertilidade, abundância, cura, amplitude, plenitude, conquista, realização, poder, proteção.
Deusas: Gaia, Pachamama, Ísis, Deméter, Nut, Iemanjá, Kwan Yin.
Feitiços:
Plantar: escolha uma semente para representar sua intenção. Em um ambiente sagrado, escolha uma Deusa que se relacione com o que deseja manifestar, e plante essa semente, projetando nela sua energia, visualizando que essa semente que será cuidada e nutrida pela terra irá florescer, assim como suas intenções. Peça para a Deusa fortalecer seu feitiço com suas bênçãos. Faça no primeiro dia da Lua Cheia.
Queima de Pedidos: escolha uma Deusa que se relacione com suas intenções. Separe um recipiente que possa colocar fogo dentro, sem perigo de estourar, um caldeirão ou similar. Coloque carvão, alecrim, louro, canela, que são ervas de alegria e prosperidade, ou faça combinações que se alinhem com suas intenções. Escreva em tiras de papéis quais são as coisas que deseja atrair. Queime-as, visualizando a energia grandiosa da Deusa em sua plenitude da lua cheia concretizando e manifestando seus desejos em sua vida.
Consagração de objetos e instrumentos: aproveite a energia da lua cheia para energizar altares, cristais, amuletos, oráculos, instrumentos… Uma forma simples é colocá-los para tomar um “banho de lua” durante essa fase, pensando sempre no propósito daquele objeto que está sendo energizado. Você também pode criar um ambiente sagrado, e fazer representações dos elementos da natureza, para fortalecer ainda mais os seus feitiços.
Lua Minguante – Face Anciã/ Sábia
Rege: encerramentos, términos, sabedoria, conselhos, morte, segredos, ancestralidade, banimentos.
Deusas: Cerridwen, Nanã Buruku, Sedna, Nornes, Hécate, Mulher Aranha.
Feitiços:
Enterrar: pense em algo que deseja se livrar, um vício, um padrão de comportamento, ou uma situação da qual deseja sair. Escreva. No primeiro dia da lua minguante, enterre esse papel, pedindo que esse aspecto seja levado embora de sua vida.
Queima de pedidos: da mesma maneira que atraímos energias na lua cheia, nós podemos mandá-las embora na lua minguante. Faça a preparação dos materiais, mas para a queima separe ervas de banimento, tais como sálvia, arruda, folhas de café ou outras de sua preferência. Escreva as coisas que deseja banir, e queime no caldeirão ou recipiente que você reservou para esse intuito. As cinzas podem ser enterradas ou assopradas, lembrando sempre de projetar sua intenção, que é mandar embora.
Lua Nova/ Lua Escura
Face Deusa Escura ou Deusa Negra
Rege: mistérios, autoconhecimento, subconsciente, introspecção, capacidade psíquica, transmutação, reconhecimento das sombras.
Deusas: Perséfone, Hécate, Lilith, Inana, Mulher Búfalo Branco, Ísis.
Muitas bruxas e bruxos escolhem não trabalhar durante a lua nova, mas é um momento extremamente poderoso para nossos processos interiores, para auto avaliação e principalmente para o contato com nosso inconsciente.
Então, deixo algumas dicas de práticas:
- Leitura de oráculos;
- Limpezas energéticas dos espaços sagrados;
- Jornadas meditativas;
- Interpretação de sonhos.
E se você quer saber mais sobre como trabalhar com essas energias, deixo aqui a dica do vídeo do nosso canal do YouTube, sobre práticas:
E aí? Vamos começar?
Se surgirem dúvidas, deixem nos comentários que eu respondo para vocês!
Bênçãos Plenas!
Mariana Leal
6 Comentários
Tenho uma dúvida sobre Energizar cristais e pedras durante a lua Nova. Não é interessante fazer?
Adriana, pode fazer sim. A lua nova traz a força da renovação, dos mistérios, muito útil na programação de cristais.
A lua cheia é um potencializador natural, por isso a indicação. Mas dependendo de sua intencionalidade parta o uso dos cristais, pode escolher outra fase para trabalhar também.
Um abraço!!
Adorei, matėria excelente!
Grata pelo carinho, Suelen!! Continue acompanhando nossos conteúdos! Sempre temos novidades por aqui!
Amei, ótima explicação!!
Deixe um Comentário