Close

SANTA MUERTE – a Senhora dos Excluídos

SANTA MUERTE – a Senhora dos Excluídos

SANTA MUERTE – a Senhora dos Excluídos

Santa Muerte é uma figura sagrada venerada no México, provavelmente um sincretismo entre a Deusa- Mãe Coatlicue e a santa católica, padroeira do México, Nossa Senhora de Guadalupe.

As pistas para essa correspondência, estão numa estátua de Coatlicue no Museu Nacional de Antropologia, onde a imagem apresenta a deusa com um rosto parcialmente esqueletizado, com lábios carnudos revelando dentes à mostra.

Tal qual Coatlicue, La Santa Muerte é relacionada à vida e à morte, mas também carrega atributos de mãe nutridora, daquela que “dá luz a todas as coisas celestiais”.

A Santa Muerte aparece como uma figura esquelética, vestida com um longo manto. Como o culto à Santa Muerte era clandestino até recentemente, a maioria das preces e outros rituais eram feitos de forma privada, em casa. Entretanto, nos últimos anos, a veneração tornou-se pública, especialmente na Cidade do México. O culto é condenado pela Igreja Católica no país, mas está firmemente entranhado nas tradições das classes baixas e marginalizadas do México e tem atravessado fronteiras com cultos espalhados até pelos Estados Unidos, levado pelos muitos imigrantes.

Ela é frequentemente apontada como padroeira dos traficantes, sequestradores e outros criminosos, ou por pessoas que vivem em comunidades violentas. Santa Muerte é uma deusa marginal, da quebrada.  Seu festival acontece no dia 31 de outubro de cada ano, época da reverencia aos mortos pelos católicos e ao Samhain das comunidades pagãs.

O culto à Santa Muerte é um culto sobrevivente. Ainda como Coatlicue, sua imagem foi, muitas vezes enterrada para que ninguém dela tomasse conhecimento pois sua aparência aterrorizadora sinalizava uma crença pagã e assustadora. Afinal, falar de morte é sempre um tabu na sociedade ocidental.

Mas o festival de Santa Muerte é tudo menos soturno, triste. É uma festa para os olhos e para o espirito. Tem muita música, dança, bebidas e comida. É o momento de se conectar com aqueles que já se foram e celebrar a vida como ela é. É hora de pedir favores à santa, proteção para a má sorte e as incertezas da vida. Dizem até que é o momento de pedir a Santa a volta daquele amor perdido! Os altares dedicados a ela, que perduram no tempo e que mantêm vivo o interesse das pessoas é cuidado, principalmente por mulheres. Oferendas a ela podem ser doces, dinheiro ou cigarros.

Então, vamos lembrar que, acima de tudo, La Santa Muerte ou La Niña Blanca como também é chamada, é uma deusa-mãe. Como sua originária, é ligada ao nascimento, a vida e a fertilidade, É uma deusa da Terra, Mãe do Sol, da lua e das estrelas.

Conecte-se a ela para pedir proteção para toda a família. Segundo a tradição, recite o salmo e, em seguida, faça um banho de prosperidade ou de união familiar. Que a Niña Blanca nos proteja sempre!

Salmo para toda a família

Santa Muerte, niña blanca

Resplandecente como os raios de sol

Transformando-te em luz na hora de nosso último suspiro,

De joelhos diante de teu altar

E se for da tua vontade

Te suplico que protejas toda a minha família

De qualquer ato de maldade

Que a pessoa que o envia se liberte de todo ódio

Todo ressentimento

E me perdoa se a tiver ofendido

Ou lhe causado alguma dor ou algum mal

Permita curar minha alma e também o perdoar

Te suplico, Santa Muerte

Que termines, acabe e extermine todo maleficio auxiliado pela escuridão

Amiga e companheira minha, te suplico

Que sejas o escudo que defende e protege a toda a minha família

Minha esposa, filhos, netos, avós, irmãos, tios, primos e sobrinhos

Abrindo portas através da maldade

Promovendo caminhos de abundancia e todas as áreas da minha vida

Amiga Santa Muerte

Te suplico que tudo a nosso redor

Viva pleno de solidariedade, respeito, compreensão, união

Que toda a minha família

Possa trabalhar pelo crescimento tanto econômico quanto espiritual

Protege nossa saúde, nossa vida amorosa, nosso trabalho, nossos negócios.

Permite que a abundancia e a prosperidade habitem em nossa família

Tira de nós qualquer espirito de estagnação

Te suplico, amiga Santa Muerte

Que me dê respostas para a solução de todos os problemas que rondem minha família

Em tí, confiamos sempre!

“Santa Muerte, ensalmos de poder para la proteccion y el êxito: ensalmos contra toda brujeria o larva negativa espiritual que habite em nuestro entorno”


Oreo Castañeda

Morgana Leal

Referências:

  • Santa Muerte, ensalmos de poder para la proteccion y el êxito: ensalmos contra toda brujeria o larva negativa espiritual que habite em nuestro entorno. Oreo Castañeda.
  • The Santa Muerte: The Origins, History, and Secrets of the Mexican Folk Saint – Charles River Editors , Gustavo Vazquez Lozano.
  • The Story Of Santa Muerte’s Life: A Red-Hot Combo Of A Kermesse: A Bibliography Of Mexican Saint.

Leia Também

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios