Close

Quando Hekate te Encontra na Encruzilhada

Quando Hekate te Encontra na Encruzilhada

Quando Hekate te Encontra na Encruzilhada

Nas tradições da bruxaria, chamamos o processo de Iniciação de “Noite Escura da Alma”, pois representa a morte e o renascimento simbólicos, para uma nova etapa de nossas vidas.

Podemos morrer e renascer em muitos aspectos, não apenas em nossos caminhos da espiritualidade, mas também em momentos de grandes transformações, mudanças, perdas ou desafios que enfrentamos em nossas vidas cotidianas.

Mulheres que menstruam morrem e renascem a cada ciclo, adultos renascem para a maturidade com a morte simbólica da infância, quando passamos por situações desafiadoras geralmente precisamos “matar”, deixar ir, finalizar algum processo, para que o novo possa chegar, nascer.

E por que estou dizendo isso?

Porque meu encontro com a Deusa Hekate se deu em meio a um desses processos, e é essa história que gostaria de compartilhar com vocês nesse texto.

Encontro com a Deusa Hekate

Acredito que como a maioria das bruxas, bruxos e bruxes, a primeira coisa que li sobre Hekate é que essa era uma Deusa Sombria, repleta de mistérios e até mesmo assustadora, uma face da Deusa que poucos se sentem confortáveis em confrontar, habitante do Submundo, com ferozes cães e uma legião de fantasmas a acompanhando pelas noites escuras e encruzilhadas.

Eu também caminhava em minha própria noite escura, com uma horda de fantasmas a me assombrar, vivenciando um momento extremamente delicado no trabalho, com minha capacidade sendo questionada, perseguida, julgada e me sentindo absolutamente vulnerável.

E nesse caos interno, tive meu primeiro contato com a Deusa Hekate.

Estávamos em uma temporada de estudos mais profundos em nosso círculo, e a proposta do ano era nos aproximarmos de Hekate ao longo dos rituais da Roda do Ano e em nossos encontros semanais. A princípio achei curioso, pois não imaginava que Hekate, a Sombria, teria relação com outros aspectos que não fossem esses, as sombras. Mas como eu vivenciava um momento particularmente sombrio, me abri receptivamente para essa Deusa.

Posso afirmar com toda a certeza que vivenciei uma morte assustadora. Fui para os cantos mais escuros e sombrios de minha alma. Adoeci. Duvidei de mim. Achei que tudo estava perdido e sem sentido. No entanto, qual foi minha surpresa ao perceber que em meio à escuridão existia uma luz, que nunca deixou de brilhar, a luz das tochas de Hekate.

À medida que me aproximava da Deusa, consegui acolher as emoções confusas que sentia, e aos poucos entender que para todo ciclo existe um fim. E para cada fim, um renascimento se faz necessário.

A necessária escuridão hekatina me forçou a ver que o processo de destruição é necessário, mesmo que doloroso, quando passamos pela noite escura da alma, porque olhar para nossas vulnerabilidades geralmente é um movimento desconfortável e dolorido. Mas ao entender isso, me senti acolhida e fortalecida por Hekate.

Fiz muitos rituais de conexão, que envolviam proteção, fortalecimento, saúde, e a cada um deles, pude conhecer outros atributos e outras faces de Hekate. E pude começar a vislumbrar as infinitas possibilidades que Ela trazia consigo.

Sentia a necessidade de aprofundar os estudos e as práticas devocionais. Estabeleci um altar, bem simples, em Sua homenagem, e toda semana fazia minhas orações e agradecimentos. Foi um longo percurso até que me sentisse inteira e forte novamente.

Caminho do Renascimento

Hekate me conduziu em um caminho de renascimento.

E a Deusa Sombria me revelou uma de suas mais belas faces, A Salvadora – Soteira – aquela que olha por nós, mãe dos aflitos, que nos liberta da escuridão.

Ao longo dos anos, encontrei outros aspectos, A Guardiã das Chaves, A Senhora das Tochas, A dos Três Caminhos, A Senhora do Mar, A Portadora da Luz, A Alma Cósmica do Universo, entre tantos que Hekate se apresenta, mas a maior lição que a Deusa me ensinou foi caminhar pela Noite Escura da Alma, e encontrar recursos internos para ser capaz de encontrar minha própria luz e ser capaz de renascer.

Tenho certeza que se perguntarem para dez pessoas devotas de Hekate sobre suas experiências pessoais com a Deusa, terão dez respostas diferentes. Cada um tem um processo único, que diz respeito exclusivamente a sua própria caminhada.

No entanto, se me permitem, deixo uma dica. Não ponham Hekate numa caixinha sombria, essa Deusa é muito mais que isso. Se aproximem com respeito, reverência, devoção e alma aberta para seus ensinamentos. Estudem, pesquisem, vivenciem e ritualizem com Hekate, se permitam conhecer essa Deusa em suas múltiplas faces.

Digo para vocês, é um caminho incrível, e tenho certeza que Hekate guiará cada um de seus passos.

Bênçãos Plenas!

Mariana Leal

Leia Também

Somos Poeira das Estrelas?

Imunização

4 Comentários

  • Gabriella Moreira Posted agosto 3, 2021 09:06

    Mari, que história emocionante.
    Venho estudando a anos a bruxaria, e nunca tinha tido interesse em conhecer Hekate de verdade, porém em um momento delicado da minha saúde em meio a esse caos da pandemia e com perdas e medos tremendos me coloquei diante dela, numa escuridão na minha Alma, sem vontade de viver. Uma bela noite recebi seu chamado em uma floresta linda (me emociono cada vez que lembro dessa vivência) e a partir de então comecei a buscar a face da Deusa e seus aspectos cada vez mais, e ela vem me ajudando muito.
    Tenho um altar só dela, aonde me conecto e tenho tido muitas experiências lindas.
    Agradeço por sua história, pois assim vejo que não estou sozinha neste mundo, somos um fio que nos ligamos uns aos outros nos tornando cada dia mais fortes.

    Blessed be

    • Mariana Leal Posted agosto 27, 2021 18:53

      Nossa, Gabriella, me emocionei com a sincronicidade!! Que bom que esse texto ressou ai! Bençãos Hekatinas!!!!!!

  • Eliakin Posted agosto 12, 2021 01:27

    Estou vislumbrado com esse texto, estou escrevendo esse comentário em meio as lagrimas, por que me encontro exatamente neste momento, proximo da minha iniciação… O caminho da magia me fez ver e sentir coisas a meu respeito que doem ate hoje, quem gosta de ver sombras né? e Hekate tem se aproximado de mim com muita paciencia e amor, eu havia colocado ela em uma caixinha, tinha “medo” dela… e hoje vejo como fui tolo, mas agradeço ao universo e a Ela por estarem aqui, não sei até quando vai durar este processo “confuso” do qual nada conforta, nada faz sentido, os nervos a flor da pele, tudo revirado. Enfim Mariana, agradeço por sua vida e se trabalho aqui nas redes, desde que cheguei no seu canal meu dias tem sido mais leves, que Hekate lhe abençoe tres vez mais. Blessed Be

    • Mariana Leal Posted agosto 27, 2021 18:54

      Gratidão pelo carinho, Eliakin. Fico muito feliz que nosso trabalho te alcança!! Que bom que esse texto ressou ai! Bençãos Hekatinas!!!!!!

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios