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O Corpo no Hatha Yoga

O Corpo no Hatha Yoga

O Corpo no Hatha Yoga

Usamos o termo ir do “DENSO para o SUTIL”, como ponto de partida, ao nos referirmos que vamos do corpo para a mente, para o espiritual, ou seja, da matéria que sentimos e vemos para o aspecto mais sutil, a mente e as percepções.

Partimos do corpo físico, para purificarmos até as camadas mais sutis deste emaranhado conjunto de sistemas chamado corpo físico.

Dentro da tradição, olhamos para 5 diferentes corpos que recebem o nome de Koshas.

São como camadas, nas quais vamos acumulando as nossas “sujeiras” das ações do próprio tempo, do envelhecimento. Que sujeiras são essas? A soma de todos os registros de sentimentos desde a nossa fecundação até agora, da alimentação, do cotidiano e das atividades que vivemos todos os dias. Pensamentos bons e ruins, hábitos saudáveis ou destrutivos.

Olhamos também para os centros e canais de energia, os chakras e os nadis, o potencial psico-espirital, a kundalini, a verdadeira natureza do Ser, o atma e a relação com a natureza.

Por estes e pelos aspectos que trarei a seguir, o CORPO faz parte desta tradição e parte fundamental. Antes da codificação do mestre Patanjili, o corpo humano era considerado apenas um pedaço de carne, pele, ossos, secreções e impurezas, fonte do sofrimento, do apego e da dor.

O Hatha Yoga alterou essa visão desde o início, unindo a percepção e valores da linha Tântrica, passando a enxergar o corpo como templo divino, com a influência direta da tradição Vedanta, de que tudo o que nasce sobre GAIA é criação e expressão do Ser, ou seja, é vida divina. Assim, a linha Hatha Yoga busca um estado de corpo alinhado com as dimensões sutis, com o emocional, com o mental.

A matéria que compõem nosso corpo físico, não é mais uma causa de perdição, e sim um veículo para transcender e realizar o que a natureza humana veio fazer neste planeta material e espiritual.

Meire Caetano

E a Shiva Samhita (II:1-5) reafirma a mesma ideia:

“Neste corpo, o monte Meru [a coluna vertebral] está rodeado por sete ilhas: há rios, mares, campos e senhores dos campos. Há rishis e sábios, e nele estão todas as estrelas e planetas. Há peregrinações sagradas, templos e deidades nos templos. O sol e a lua, agentes da criação e da destruição, movem-se nele. O espaço, o ar, o fogo, a água e a terra também se encontram aqui. Todos os seres que existem no mundo estão igualmente no corpo. Rodeando o monte Meru, fazem suas tarefas. Aquele que sabe disto é um yogi. Não há dúvida sobre isto. ” *(o monte MERU, é a coluna vertebral, e o restante a composição da nossa ferramenta chamada corpo).

A realização do propósito de todas as formas de Yoga é a libertação da ignorância através do autoconhecimento (Moksha), a aceitação dos ciclos de vida, morte e renascimento (Samsara), o fim da roda da vida aqui neste planeta!!

Meire Caetano

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