Close

Hekate, a Deusa da Quebrada

Hekate, a Deusa da Quebrada

Hekate, a Deusa da Quebrada

Hekate é, sem dúvidas, uma das deusas mais amadas dentre os praticantes de Bruxaria e Wicca. A Rainha das Bruxas, título pelo qual carinhosamente é chamada, teve seu culto originado na Ásia Menor há pelo menos 3000 anos. Embora haja registros de seu culto em regiões como a Antiga Grécia e Roma, Hekate sempre foi uma Deusa da Quebrada. Quer entender o por quê? Neste artigo, vamos explorar este dentre os muitos aspectos dessa deusa tão linda e complexa.

Hekate foi citada na literatura pela primeira vez na Teogonia. Neste texto, o autor grego Hesíodo nos conta a genealogia dos deuses, dentre eles a de Hekate. Aqui ficamos sabendo que a deusa era muito honrada até mesmo pelos próprios deuses, em especial por Zeus. Além disso, ela tem parte no céu, na terra e no mar infecundo – seus três grandes reinos. Mas apesar do seu imenso poder e honra, Hekate não é citada em importantes obras gregas como a Ilíada e Odisseia. Tão pouco a deusa ocupa espaço dentre os doze deuses do Olimpo e muito menos possui um mito próprio. Só aqui já temos algumas evidências de que Hekate sempre foi uma Deusa da Quebrada, com muito orgulho!

Hecate – This 3rd century CE statue of Hecate (by David J Lull) – link: https://www.flickr.com/photos/davidjlull/5999077517/in/photostream/lightbox/

Hekate é uma deusa titânica que rege todos os espaços liminares, tudo que está “às bordas”. Nas transições é onde a deusa habita e este espaço pode ser representado por locais como a caverna e a encruzilhada tripla, locais sagrados à Hekate. Partindo deste princípio, também podemos associá-la a locais liminares contemporâneos, como as periferias das cidades e com áreas rurais, especialmente as de difícil acesso.

Foi ela quem lutou na Gigantomaquia com as suas tochas para que houvesse a transição do império dos deuses titãs para o império dos deuses olimpianos – é por isso que Zeus honra-a tanto. São essas mesmas tochas que desde sempre iluminam as noites mais escuras, sem lua. Nestas noites, Hekate caminha com seus cães pretos e com seu Fogo Sagrado, guiando os espíritos dos mortos inquietos, acolhendo as almas que foram rejeitadas. Hekate é a Caminhante na Escuridão Infinita.

Hekate também é conhecida como Guardiã das Mulheres. Dentre os mortos inquietos, acreditava-se que estavam os espíritos das mulheres que morreram virgens ou que perderam a virgindade durante um estupro. Por esse motivo, algumas dessas mulheres até mesmo eram consideradas monstros, como Gello, Empusa, Lâmia, Mormo e Cila. Enquanto essas mulheres eram vistas como maléficas, Hekate as acolhia como integrantes de sua bela horda.

Para as bruxas, mulheres também colocadas às margens, Hekate entregou a sabedoria do poder e mistério contido nas ervas e nos feitiços. Ensinou a primeira bruxa, Circe, a sua Arte. A bruxa Medeia, sobrinha de Circe, também era bruxa e sacerdotisa de Hekate. Bruxas Hekatinas, Viajantes entre os Mundos, Bruxonas da Quebrada. A ligação de Hekate com as mulheres também está associada ao seu papel como Guardiã dos Partos que, assim como a Morte, são períodos de travessia, de transformação. Portanto, ambos pertencentes aos domínios de Hekate. O parto era considerado algo sujo e, por conta desta e de outras associações, a deusa foi chamada de Borborophorba, a Comedora de Sujeira. Ela era vista como aquela que está onde outros não estariam. Ela abraça tudo aquilo que deve morrer e renascer. Ela come a sujeira, purifica, torna sagrado o que foi considerado poluído. Uma verdadeira deusa que ama e honra tudo o que pertence às muitas quebradas do Universo. Afinal, Hekate é a própria Quebrada, nossa eterna Senhora dos Liminares.

Oração à Hekate, Deusa da Quebrada

Salve Hekate, Guardiã dos Marginalizados!
Psicopompa, Senhora dos Mortos Inquietos
Phos, Luz Sagrada nas Noites Mais Escuras
Borborophorba, Comedora de Sujeira

Que a sua Tocha ilumine os nossos caminhos,
Que a sua Chave abra todos os portais,
Que a sua Adaga nos proteja em todos os momentos,
Que você seja a nossa Guia nos Espaços Liminares!

Psicopompa, Senhora dos Mortos Inquietos
Phos, Luz Sagrada nas Noites Mais Escuras
Borborophorba, Comedora de Sujeira
Salve Hekate, Guardiã dos Marginalizados!

Marcia C. Silva – Bruxa Hekatina

Márcia C. Silva

Assista a Entrevista Exclusiva com Márcia C. Silva em nosso canal do YouTube:

Márcia C. Silva é Bruxa Hekatina, Sacerdotisa de Hekate, devota e estudante dos Seus Mistérios |Podcast Caverna de Hekate | Autora  do livro: “Bruxaria Hekatina”

Conheça seu trabalho em:

https://linktr.ee/azwenwitch

Leia também:

Wicca e Bruxaria: Quando os caminhos precisam de uma identidade

Como fazer Rituais?

5 Comentários

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios

Open chat