Close

Convívio Feminino

Convívio Feminino

Convívio Feminino

Ao longo dos anos foi propagada e enraizada a ideia sobre a rivalidade feminina, e como exemplo trago a frase celebre “Prefiro ter amizades masculinas, porque me relaciono melhor com homens do que com mulheres”. E assim o conceito de que mulheres são falsas, competitivas e rivais ganhou cada vez mais força.

Essa ideia é tão marcante que a ciência realizou diversos estudos para identificar se a competitividade feminina é de fato biológica ou uma construção social. Diferentes artigos e periódicos relataram suas evidências, mas muitos se contradizem.

A antropóloga Michele Escoura menciona: 

Se o comportamento competitivo fosse completamente biológico, nós não teríamos amigas, não teríamos afinidade com nossas mães, irmãs, primas.

Michele Escoura

 Ela é especialista na área de sexo e sexualidade pesquisadora de gênero da Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Campinas (Unicamp).

Ao longo dos encontros com mulheres e nos atendimentos de Ginecologia Natural que realizo, ao questionar as mulheres sobre “O que é ser mulher? ” e “Como é ser mulher para você? ”, o resultado é unanime, as palavras amor, cuidado e luta social estão sempre presentes nos diálogos. Ou seja, de forma unanime as mulheres se consideram amorosas e responsáveis por cuidar dos seres que vem ao mundo. Então, como seria possível serem cuidadosas, mas não sermos capazes de criar relações saudáveis com outras mulheres? Como que seria possível apenas os homens terem relações verdadeiras e duradouras?

Percebo que mais uma vez esbarramos no contexto social patriarcal onde foi necessário enfraquecer as relações femininas para que não tivéssemos forças. E assim consideramos mais fáceis as relações de convívio masculinas.

A rivalidade de fato existe, mas não por ser algo intrínseco à natureza feminina e sim algo projetado para nos distanciarmos do poder de cura.

A luta existe para ganharmos espaço e sermos vistas, anteriormente essa luta era solitária e competitiva, mas com o aumento do movimento de sororidade, é cada vez mais compreendido que juntas somos mais fortes!

Sim, cada ser tem sua sombra, mas também tem sua luz. E por isso, o convívio feminino é importante para conectar a imagem da mulher cuidadora com a ação nas relações e desmistificar essa rivalidade.

Ao invés de lutarmos umas com as outras, podemos lutar juntas por mais espaço e por nosso valor na sociedade.

Quantas de nós já não foram socorridas e levantadas pelas companheiras (até desconhecidas e sem muita intimidade) que compreendem nossas dores? Estar na companhia de mulheres de diferentes realidades nos fazem ter acesso a sabedoria feminina e ao nosso devido valor.

Aline Pires

2 Comentários

  • Maria Auxiliadora Correa Posted julho 7, 2020 12:23

    Juntas somos mais fortes. Segamos unidas e assim eremos além.

  • Drica Araújo Posted julho 13, 2020 04:55

    Mulheres unidas ✊

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios