Close

Celebre, Samhain chegou!

Celebre, Samhain chegou!

Celebre, Samhain chegou!

Está aberta a temporada de Samhain!

Podemos sentir a mudança na natureza, com dias mais frios, noites mais longas, tudo nos sinalizando que o inverno está chegando.

Mitos

No mito da Roda do Ano, este é o momento que o Deus parte para o País do Verão, atravessa o véu, e a Deusa, em seu aspecto de Anciã, experiência o luto por seu consorte divino.

Neste momento mágico e poderoso, nas tradições wiccanianas, entende-se que o véu que separa os mundos, o material e o espiritual, encontra-se mais tênue, e aqueles que já fizeram sua passagem têm condições de atravessá-lo e estar entre nós.

Sendo assim, é comum prestarmos homenagens àqueles que já se foram, nossos Ancestrais, bem como trazer os desafios do luto à tona, para que tenhamos condições de compreender a eterna espiral da vida, morte e renascimento.

É neste festival também que celebramos o Ano Novo, ou seja, a Roda do Ano reinicia seu percurso, e podemos aproveitar o momento para avaliar nossos recursos internos, fazer um balanço de nossas ações, tanto do que conquistamos, quanto daquilo que devemos encerrar e desapegar. Na mesma medida, pensamos e traçamos novas metas, planos e sonhos, que estejam alinhados com todas as reflexões que fizemos neste período.

E como podemos transformar temas e questões tão complexas em um ritual? Algo simples, significativo e que de fato nos conecte com as energias poderosas deste Sabbat tão importante?

Dicas para Celebrar o seu Samhain

Temos a capacidade de transformar ações cotidianas em feitiços e atos mágicos poderosos utilizando apenas a nossa intenção, com clareza de nossos objetivos, então que tal algumas dicas para celebrar o seu Samhain?

Prepare um espaço simples, um canto da mesa, ou até mesmo uma prateleira, e coloque fotos e objetos que te conectem com seus Ancestrais;

Prepare “receitas de família” para seu jantar, e se possível compartilhe com pessoas queridas, projetando boas energias para o novo ciclo que se inicia;

Faça uma lista de coisas que deseja banir, ou processos que deseja encerrar neste momento e queime, na chama de uma vela, ou até mesmo em um caldeirão caso seja possível;

Faça uma lista de metas e projetos que deseje realizar, e mantenha em um lugar visível, para que os tenha sempre em mente;

Escreva cartas para seus Ancestrais, partilhando sentimentos, emoções, questões pendentes, e o que mais sentir necessidade neste momento.

Dicas para o seu Ritual

E para realizar o seu Ritual:

Reserve um momento da noite. Prepare um altar, caso desejar, com representações da Deusa, do Deus e dos Ancestrais. Podem ser imagens, fotos tiradas da internet e objetos que tenha em casa e sejam representativos para você.

Acenda uma vela e um incenso de sua preferência, visualizando ou imaginando um grande círculo mágico ao seu redor. Convide para este círculo os Elementos da Natureza, seus Ancestrais, a Deusa e o Deus.

Faça uma oferenda aos seus Ancestrais, que pode ser uma pequena porção de seu jantar ou ceia. Caso não seja possível, uma vela, uma fruta ou um pão também pode servir.

Faça a Queima da lista de coisas que deseja banir e encerrar em sua vida. Use a chama de uma vela, um recipiente ou um caldeirão. Visualize um grande espiral sugando e levando embora esses aspetos de sua vida.

Medite sobre os temas deste festival, e sobre o que eles significam para você. Se desejar, cante em homenagem aos Deuses e aos Ancestrais, escreva uma poesia, ou coloque uma música que te conecte com essas energias.

Encerre seu Ritual se despedindo de todas as energias convidadas, Elementos da Natureza, Ancestrais e Deuses, e da mesma forma que imaginou ou visualizou um círculo mágico ao seu redor, faça o processo inverso, com ele se desvanecendo e indo embora.

Use sua criatividade e intuição caso deseje acrescentar ou modificar alguma das etapas, o importante é que o Ritual faça sentido para você e se alinhe com as energias do Samhain!

E para encerrar, versos mágicos de inspiração:

“A partida para o país do verão é uma vírgula na nossa trajetória

Não é um ponto final, mas outro capítulo da nossa história

Pra quem fica na Terra, saudades deixa

No universo, está na companhia da Deusa

Abençoado seja seu novo lar

Um dia nossas almas irão se reencontrar”

Poeta Drica Araújo

Um lindo e abençoado Samhain! Bençãos Brilhantes!

Mariana Leal

Leia Também

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios