Close

Buscando a Magia Avançada

Buscando a Magia Avançada

Buscando a Magia Avançada

Vejo que muitas pessoas procuram por materiais mais avançados – e é justo que o mercado esteja saturado de livros para iniciantes que muitas vezes repetem as mesmas coisas.

As pessoas leem um ou dois livros para iniciantes e depois querem seguir em frente, ler o próximo passo que as levará a uma prática mais profunda. Então, por que não vemos um bom número de livros mais adiantados? Por que não vemos mais pessoas escrevendo sobre práticas de feitiçaria verdadeiramente renovadoras?

Verdadeiras Razões

Há razões pelas quais livros avançados são difíceis de encontrar e não é porque não há ninguém para escrevê-los. Mas obviamente, há a dificuldade de que algum material avançado seja juramentado ou não tenha permissão para ser compartilhado publicamente.

Na verdade, existem livros avançados no mercado voltados para pagãos, então não é que eles não estejam por aí; o problema é que eles geralmente não vendem bem ou são muito específicos – porque “avançado” tende em muitos casos a significar especializado.

Não vender bem significa que eles se esgotam rapidamente e os editores hesitam em reimprimi-los. Específico significa que, se eles virem impressos, podem ser bastante caros. Muitas pessoas acabam lendo textos acadêmicos e livros que não são especificamente da área.

Outro problema é que, embora o material básico seja bastante fácil de escrever à medida que avançamos nos assuntos esotéricos, fica mais difícil escrevê-los à medida que as coisas se tornam menos diretas. Passamos do material quase cortador de biscoitos 101(*), o básico de ‘cortar madeira, carregar água’, para o experiencial e o numinoso.

Posso ensinar a uma pessoa o básico da etiqueta dos encantados / feéricos, mas como colocar em palavras as complexidades – moral, segurança e mágica – de compelir e vincular um feérico em um ritual? Claro que posso ensiná-lo, mas as complexidades em camadas podem ser transmitidas adequadamente e posso, como a pessoa que coloca o material lá fora, ter certeza de que não será mal utilizado? Que responsabilidade eu assumo se for mal utilizada e devo me importar? Como uso palavras para descrever um cenário que pode dar errado de várias maneiras, e ensinar todas as maneiras de se recuperar e ter sucesso se der errado? A Magia Avançada muitas vezes é a água profunda além da teoria e do pensamento onde estamos mergulhados em realmente fazer, e nenhum livro pode guiar uma pessoa através dessas correntes.

Prática de Magia Avançada

Além de tudo isso, nos deparamos com a parede não insignificante do que se qualifica como material avançado de qualquer maneira. Particularmente, na feitiçaria, esta questão pode ser quase como um zen Koan(**); se uma bruxa é avançada o suficiente, ela sabe que é avançada? O que significa avançado em um contexto espiritual? No contexto das práticas mágicas? O que, realmente, é uma bruxa avançada? Para muitas pessoas, parece ser um ideal de alguém que foi além do básico e entrou nos verdadeiros segredos ocultos. Aqui estão alguns dos meus pensamentos sobre o que exatamente significa ser avançado.

A prática avançada geralmente envolve coisas mais perigosas ou complexas do que as práticas básicas. Por exemplo, lidar com espíritos de nível superior, lançar magias que são mais difíceis de fazer de várias maneiras, como tempo envolvido ou métodos usados, magia que tem consequências possíveis mais intensas para o lançador, ou talvez usar métodos em sua magia que exigem uma compreensão de teorias mágicas complexas ou compromissos espirituais.

A prática avançada significa construir sobre o básico – a prática avançada é mais profunda por uma razão; é a culminação do que veio antes. Você não chega a um ponto em que todas as coisas anteriores são jogadas pela janela e você se depara com os verdadeiros mistérios. A forma e os métodos podem mudar, mas, em última análise, as lições básicas ainda são fundamentais e são por onde começamos por um motivo. Direcionar energia, limpar, aterrar – isso nunca deixa de ser importante. 

A prática avançada é baseada em ter dominado os conceitos básicos – assim como em tudo o mais, você não pode fazer o complexo se não souber como fazer os passos simples que compõem o complexo. Você não pode fazer cálculo se não souber somar e subtrair. Você não pode andar de bicicleta se não dominar o senso de equilíbrio e coordenação.

Avançado exige esforço – ir além do básico não é algo que simplesmente acontece, por exemplo, achar que ficar em uma piscina todos os dias fará de você um nadador de classe olímpica. É preciso praticar regularmente as habilidades básicas e trabalhar em habilidades mais complexas para chegar a esse ponto avançado. Para usar outra analogia, é como aprender dança ou artes marciais, você tem que continuar praticando regularmente, para ganhar as habilidades para seguir em frente.

Avançado deve levar tempo – não há atalhos para atingir o nível de material avançado. As pessoas odeiam ouvir isso, mas é verdade. Vou apontar para as analogias que usei acima para esforço, porque elas também são verdadeiras aqui. Você não faz duas aulas de dança e se torna uma primeira bailarina e não vai a uma semana de aulas de artes marciais e ganha uma faixa preta. Mesmo alguém extremamente habilidoso e inteligente não começa e se forma na faculdade em um mês com um doutorado.

Em última análise, meu ponto aqui é que a prática avançada é muitas vezes uma questão de levar adiante as práticas básicas e dominá-las. Você não para de ancorar e proteger e não para de limpar sua energia, não, você faz isso até que possa aterrar e proteger durante o sono e limpar reflexivamente. Não é apenas saber fazer essas coisas, mas conhecer uma dúzia de maneiras de fazê-las em qualquer circunstância.   

Isso é maestria, e é isso que é prática avançada quando estamos falando de feitiçaria. Bruxaria avançada é ser capaz de usar cada lição básica e amplificá-la, levar a magia a um lugar mais profundo, saber o que pode e o que não pode ser feito e então fazer o impossível de qualquer maneira. Definitivamente não é uma prática básica, mas é construída sobre ela de forma tão intrínseca que eu não acho que você possa separar o básico do avançado.

As pessoas adoram a ideia de uma bruxa avançada como alguém que conhece segredos e que comanda um grande poder – e talvez isso seja verdade, pois os segredos são apenas conhecimento oculto e o poder reside em todos nós se soubermos como encontrá-lo – mas todos querem isso por eles mesmos e eles querem isso agora.   

Quando contemplamos o avançado, podemos descobrir que não é algo que se presta à gratificação instantânea ou ao domínio rápido. É lento, é chato e leva seu próprio tempo. E, em última análise, não é ou não precisa ser vistoso ou chamativo para ser eficaz. É a repetição do simples e do básico até que sejam reflexivos e a pessoa consiga pegar esse reflexo e fazer coisas incríveis com ele.

Se você está procurando o avançado, continue fazendo o básico. Todo dia. Pratique, pratique, pratique e continue buscando conhecimento onde quer que você o encontre. Assuma riscos, experimente, brinque com sua magia. Aprenda com seus erros e aprenda com seus acertos. Mas nunca deixe de fazer.

Notas do editor:

(*) cortadores de biscoito em forma de bichinhos, bem infantil

(**) uma narrativa, diálogo, questão ou afirmação no budismo zen que contém aspectos que são inacessíveis à razão

Sanny Caldas Araújo

Sanny Caldas Araujo (Veronyka)

Sou de Belém do Pará, Advogada internacional, Doutora em Segurança Internacional e Defesa, Diplomata; Pagã a vida inteira, Druidista a 2 anos, filha de Ellen dos caminhos, membro dos Clãs  Daoine torc, Leanai an Ghealach clann e Ramo de Carvalho, filiados ao CBDRC (Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta).

@veronyka_sanny (Instagram)

@sanny.veronyka (Facebook)

Estamos à procura de bruxes escritores que desejem compartilhar seus saberes, somando em nosso blog!

O Blog das Bruxas da Quebrada é um espaço de partilha, aprendizagem e informação, garantindo acessibilidade a conteúdos potentes e de qualidade!

Os textos são autorais, pois assim valorizamos as múltiplas narrativas que encontram seu espaço por aqui!

Então, bora somar?

Se te interessou, mande um e-mail:

mariana@respeitaasbruxasdaquebrada.com.br

Leia Também

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios