O Solstício de Inverno e o Retorno da Luz
Estamos às vésperas do Solstício de Inverno, e não poderia faltar por aqui uma reflexão sobre essa temporada!
Na Roda do Ano, celebraremos Yule, e no mito, a Deusa assume a face Mãe, e dá a luz ao Deus, manifestando assim a promessa da renovação e a continuidade da vida.
O Solstício de Inverno marca a noite mais longa do ano, no entanto, a partir deste momento, os dias se tornarão mais longos, mesmo com a chegada do frio e do Inverno.
Este festival simboliza em nossas vidas o retorno da luz, representado pelo nascimento do Deus como criança divina, e podemos observar essa simbologia mítica em muitas religiões e tradições espirituais.
Mas que lições podemos aprender com o Solstício de Inverno?
Vou te fazer um convite. Olhe ao seu redor. Como a Natureza se comporta nessa época do ano? Como você sente a energia a sua volta? Como sente seu corpo e sua própria energia neste momento?
O tempo agora pede calma, recolhimento, introspecção e, acima de tudo, reflexão.
Podemos aprender muito quando silenciamos com a Natureza e nos abrimos para acolher nosso Inverno Interior. Estamos acostumados e acostumadas a uma vida frenética, intensa, que pede resoluções e soluções imediatas, e muitas vezes deixamos de lado e esquecemos que também precisamos de uma pausa.
Nossos momentos de descanso são tão preciosos quanto nossos momentos de atividade, e se pensarmos em nosso organismo como um microcosmo de algo muito maior, como a Natureza, podemos perceber nossos fluxos e ciclos internos, e cada um deles precisa ser considerado, ouvido e respeitado.
Sendo assim, celebrar o Solstício de Inverno, fazer o Ritual de Yule, não se resume apenas a uma ritualística, aliás, se for só isso para você, sugiro que repense. Quando vivenciamos plenamente a energia dos rituais, temos a oportunidade de perceber como eles influenciam em nossas vidas.
A vida moderna nos coloca em um lugar de desconexão com nossa essência interior, ainda mais para quem vive nas grandes cidades, com pouco ou nenhum contato com a Natureza, tornando muito difícil a mera observação ou conexão com esses processos.
No entanto, podemos resgatar esse vínculo de pertencimento, começando devagar, cada um no seu tempo, se pararmos para ouvir o que nosso próprio corpo tem a nos dizer. E ouso dizer que o Solstício de Inverno é a temporada ideal para fazermos isso.
Reserve uns minutinhos de seu dia para visitar seus pensamentos. Pense em si como uma semente, que aguarda ansiosamente a chegada da Primavera. Todavia, para que germine, precisa se nutrir na escuridão da terra e receber as lições do inverno, reconhecendo o que precisa vir à luz quando chegar a hora certa.
Tire um tempo para você. Medite, leia um livro, faça um chá ou um café, e acolha o Inverno como um sábio professor. Desacelere. E tenha em mente que a cada dia a clareza e a luminosidade ficarão mais evidentes, tanto externamente quanto internamente. Aproveite o momento para pedir a coragem necessária para enfrentar os desafios que atravessaremos até a chegada efetiva da Primavera.
Desejo a todes lindas celebrações e profundas reflexões!
Um Yule Abençoado!
Mariana Leal
E para saber mais sobre o Ritual de Yule e atividades relacionadas a este festival, acompanhe nosso Canal do YouTube!
Leia também:
3 Comentários
Entrar para dentro de nós mesmo, refletir nossas experiências, sentimentos, emoções, sensações e receber esse calor interno.
Maravilhoso texto.
Gratidão.
Deixe um Comentário