Shakti – um conceito fundamental dentro da filosofia Yoga
Na cosmologia do yoga, o termo Shakti, ou a energia SHAKTI, define um aspecto fundamental e que completa a formação do universo.
A força feminina, criativa cósmica em comunhão com Shiva criam o universo.
Então a base para a formação da vida é Shakti (feminino) matéria + Shiva (masculino) consciência.
Mas hoje quero escrever um pouco apenas sobre esta energia linda de poder chamada “Shakti”, que representa a própria força criadora, a mãe que deu à luz a tudo, a energia cósmica que movimenta a energia sedutora, a terrível força que destrói tudo, mas que concede e que concebe o nascimento, a força feminina que reside e resiste.
Todo movimento, toda vida micro e macro é na realidade, uma ação de Shakti, a Mãe Cósmica, que dá luz a tudo.
A vitalidade que habita em todas as fases e em todos os seres; no começo, no meio e no fim; na criação, na sustentação e na finalização. No ciclo nascer, morrer e nascer novamente.
Esta energia aparece também com outros nomes, aqui na filosofia YOGA, como “Kundalini Shakti”, que é a verdadeira força da natureza e a razão que nós iogues e yoguines, desejamos despertar e canalizar, ao praticar as posturas do yoga (asanas), nas práticas meditativas (meditações guiadas, induzidas e individuais) e nas práticas respiratórias (pranayamas).
Segunda a tradição, a energia “Kundalini” ou a SERPENTE enrolada três vezes e meia na base da coluna vertebral, no chacra muladara, é a própria energia feminina que habita em todos os seres, é um símbolo do caminho espiritual. Uma energia em pausa, totalmente adormecida, aguardando ser acordada através das práticas yoguis para a iluminação.
E quando despertamos esta força “Shakti”, há uma união entre a inteligência material e a espiritual. Conectamos e expandimos nossos sentidos, chegamos a uma visão mais ampla da verdade sobre a da vida.
E esta experiência não é nada impossível.
Aliás, estamos aqui vivenciando a matéria, anos após anos, vida após vidas, para chegarmos neste lugar de mais clareza e compreensão, ou seja, despertando a lucidez e a capacidade de entender como viver melhor. E no meu ponto de vista, quando encontramos uma resposta, para mim já uma “iluminação”, ver a vida com a energia da Vida e Morte Shakti, poder olhar, compreender ou simplesmente se colocar em processo.
1 Comentário
Deixe um Comentário