Close

A Roda do Ano

A Roda do Ano

A Roda do Ano

Como em muitos caminhos, a Wicca e diversas vertentes do Paganismo possui festivais, celebrações, que são vivenciados no que chamamos de Roda do Ano.

É uma representação da crença na vida cíclica, uma perspectiva do conceito vida – morte – renascimento – vida.

Como ela é celebrada na Wicca

A Roda do Ano é composta por oito festivais, que fazem referência a antigos costumes de celebração das colheitas, dos solstícios e equinócios e das estações do ano. Cada um deles recebe o nome de SABBAT.

É muito comum ouvirmos a pergunta: Você roda pelo Norte ou pelo Sul?

Mas como assim, Mariana?

Resumindo a ópera, esses antigos festivais nos quais a Wicca baseou a celebração da Roda do Ano, têm origens europeias, portanto, no Hemisfério Norte.

Há quem prefira seguir as datas à risca, de acordo com as celebrações do Hemisfério Norte, mesmo praticando aqui no Brasil, então essas pessoas “rodam pelo Norte”.

No entanto, há quem prefira seguir as estações de sua própria localidade, observar as mudanças como acontecem, então adequam as datas, principalmente no Hemisfério Sul, sendo assim, essas pessoas “rodam pelo Sul”.

O Mito da Roda do Ano é a representação de um ciclo constante de energia, a trajetória do Deus e da Deusa, bem como sua relação através dos Sabbats.

Cada um deles tem sua energia e significado

Os rituais de solstícios marcam os grandes picos energéticos, pois fazem referência ao posicionamento do sol.

Os equinócios são caracterizados pelas energias de equilíbrio, pois são momentos nos quais dia e noite tem a mesma duração.

Ufa! Bastante coisa até aqui, mas são pontos importantes para entender a dinâmica da Roda do Ano!

Portanto, vamos aos Rituais!

SAMHAIN

Samhain

30/04 Hemisfério Sul – 31/10 Hemisfério Norte

É o Ano Novo das Bruxas, o Halloween. Representa a Morte, o Recomeço. Neste festival honramos os Ancestrais, pois o véu que separa os mundos está tênue. Neste Sabbat fazemos lanternas de Abóboras para afastar os maus espíritos, escrevemos cartas aos nossos Ancestrais, e celebramos no novo giro da Roda do Ano. Queimamos pedidos e fazemos projeções para o novo ano que chega.

O Deus parte para o País do Verão, representando sua Morte, e a Deusa, em sua Face Anciã, lamenta sua partida e se recolhe para o inverno.

YULE

Yule

21/06 Hemisfério Sul – 21/12 Hemisfério Norte

Este é o Sabbat do Solstício de Inverno. O Deus renasce do ventre da Deusa, trazendo a esperança da renovação. Apesar de ser o auge do Inverno, temos a consciência de que a vida se renova e a primavera chegará. Neste festival fazemos bolos, construímos enfeites para pendurar em árvores, pinheiros, e presenteamos nossa família mágica.

IMBOLC

Imbolc

01/08 Hemisfério Sul – 02/02 Hemisfério Norte

O inverno está chegando ao fim, e neste Sabbat celebramos a chegada da luz e a promessa da fertilidade da Terra. O Deus é representado por uma criança, e é muito comum honrarmos a Deusa Brigit nessa festividade. Podemos fazer feitiços de cura, inspiração e acendemos velas representando a “derrota” do inverno.

OSTARA

Ostara

21/09 Hemisfério Sul – 21/03 Hemisfério Norte

Este é o Sabbat do Equinócio da Primavera. Celebramos o retorno da vida. A Deusa e o Deus nestes momentos são representados como um jovem casal, cheios de vida e energia. A noite o dia tem a mesma duração, então existe também o equilíbrio energético na Roda do Ano.

Honramos a vida decorando nossas casas e altares com flores, e pintamos ovos representando a fertilidade e a abundância da Terra.

BELTANE

Beltane

31/10 Hemisfério Sul – 31/05 Hemisfério Norte

Este é o Sabbat que celebra a fertilidade e a alegria. O Deus e a Deusa consumam sua união, no Casamento Sagrado, garantindo assim, a continuidade da vida. É um festival marcado pela alegria, pelas cores e pela vitalidade. As mulheres colocam coroas de flores e os homens coroas de folhas, e recebemos as bênçãos dos Fogos de Beltane, pulando fogueiras, caldeirões ou até mesmo recebendo a chama de uma vela. Podemos pendurar fitas coloridas nas árvores representando nossos desejos. Um dos símbolos mais conhecidos deste festival é o Mastro de Beltane.

LITHA

Litha

21/12 Hemisfério Sul – 21/06 Hemisfério Norte

Este é o Sabbat do Solstício de Verão. A Deusa e o Deus estão em seu auge de poder. Nesta celebração honramos também os elementais, com altares e oferendas. É um dia de grande poder e magia, então bem propício para fazermos amuletos mágicos, previsões oraculares e recebermos mensagens dos Deuses através de nossos sonhos.

LAMMAS

Lammas

02/02 Hemisfério Sul – 01/08 Hemisfério Norte

Neste Sabbat celebramos a primeira colheita, e fazemos representações de fartura e abundância em nossos altares, com pães, frutas e legumes da estação. Podemos assar pães, colocando neles nossas intenções de prosperidade e saúde, e agradecermos a fartura em nossos lares. O Deus doa sua energia para a Terra e a Deusa é representada como nutridora da Vida.

MABON

Mabon

21/03 Hemisfério Sul – 21/09 Hemisfério Norte

Este é o Sabbat do Equinócio de Outono. Celebramos a Segunda Colheita, e nos preparamos para o inverno. Honramos a fartura da Terra com grãos, e podemos construir taças de prosperidade, cornucópias e pensar em como manifestamos a abundância em nossas vidas.

É um momento de introspecção, e avaliamos todo nosso percurso ao longo da Roda do Ano.

O Deus se prepara para morrer, e a Deusa em sua face Anciã, nos traz a sabedoria e a reflexão.

E a Roda continua girando, e recomeça em Samhain!

Preparados para suas celebrações?

Abençoadxs Sejam!

Mariana Leal

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios